Notícias


Trapiá, maior caverna já mapeada no RN



Foto: http://terrasubespeleo.blogspot.com/
A Caverna de Trapiá, no município de Felipe Guerra, a 375 km de Natal, é a maior gruta do estado e está, agora, entre as principais do Brasil. É o que aponta um mapeamento topográfico feito pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), antigo IBAMA. Segundo o levantamento, a caverna possui 2.302 metros de projeção horizontal e 2.330 metros de desenvolvimento linear. Mas, de acordo com especialistas, sua grandeza vai além do próprio tamanho. A Trapiá é, também, a maior caverna do país em rochas do período Cretáceo (que corresponde entre 144 a 65 milhões de anos atrás). 

_________________________________________________________________________________


Mineração em Jandaíra/RN



Em outubro houve uma infeliz constatação na região do Lajedo do Apertar da Hora, em Jandaíra, município localizado na porção agreste do Rio Grande do Norte, posto que se voltou a identificar, ali, o avanço da lavra clandestina de calcário em áreas de influência de inúmeras cavernas. O conflito ambiental envolvendo cavidades naturais subterrâneas e a extração de rocha calcária em Jandaíra é bastante antigo, mas, cada vez mais, toma contorno pior, pois, nos últimos anos percebe-se que se aproxima essa mineração dos corpos cavernícolas. Pela técnica rudimentar empregada, o material é removido somente em sua capa mais superficial, destinando-se os blocos à calcinação em fornos rústicos, que queimam a pedra muitas vezes, inclusive, valendo-se da lenha advinda da mata nativa. O quadro importa, assim, num cenário de macro destruição ambiental que está profundamente imbricado às atividades econômicas que se desenvolvem na região. O mais difícil de combater nesse tipo de atividade é que ela está totalmente a margem da legalidade, ausente qualquer procedimento oficial, posto que praticamente todas as etapas do processo ocorrem de modo clandestino. As agressões são as mais diversas, faltando desde a regulamentação da mão-de-obra até o mínimo cumprimento da legislação ambiental, onde se insere o problema relativo às grutas.
Na específica área onde se detectou o risco iminente, o Lajedo do Apertar da Hora, estão algumas das mais importantes cavernas do leste potiguar, destacando a homônima gruta do Apertar da Hora, uma das mais interessantes cavidades naturais cadastradas na região. A lavra chegou a menos de cinquenta metros da entrada dessa gruta e ameaça ainda outras como a Fugitivos, Zé Galego II, Canyon e o Abismo Jandaíra. Foram abertos acessos na mata virgem e removida uma parcela significativa da vegetação da camada rochosa do afloramento calcário onde se encaixam essas estruturas espeleológicas.
Texto: Sociedade Espeleológica Potiguar

Foto: Solon Almeida Netto
________________________________________________________________________


Campanha de Mapeamento no Ô´loco Jandaíra/RN

    Nesse Final de semana o grupo Cavernature junto a Sociedade Espeleológica Potiguar realizou mais uma expedição as cavidades de Jandairense com o intuito de mapear a gruta do Ô´loco e a gruta do Kanyon e fotografar ambas as cavernas. Mas ouve um obstáculo em nosso caminho, a caverna do Ô´loco foi totalmente mapeada e fotografada, mas só foi possível a entrada na caverna por apenas uma de suas duas entradas, pois uma das, que é buraco das abelhas, nome dado por nós exploradores estava de fato impossibilitado o acesso justamente por causa das abelhas que estavam muito ativas, já a  gruta do Kanyon não foi possível por causa da grande quantidade de colméias ativas de abelhas extremamente agressivas. No entanto foi realizado um excelente trabalho nesse final de semana.




Fotos: José Ayrton
____________________________________________________________________________________________________________


Novas Cavernas Encontradas e Mapeadas em Jandaíra/RN

 Gruta do Achado I

     Nos dias 08 e 09 deste mês nos do grupo Cavernature e a Sociedade Espeleológica Potiguar cadastramos duas novas cavernas aqui na cidade de Jandaíra, foram batizadas de Gruta do Acha I e Gruta do Achado II, que são mais duas grutas importantes para a cidade de Jandaíra. As cavidades se localizam no lajedo do Apertar da Hora, ambas as cavernas são vizinha com a gruta do Apertar da Hora, não são grutas grandes mas seu valor deve ser reconhecido principalmente pela população da cidade. 

 Gruta do Achado II